Fotografia nos primeiros passos : ISO

ISOmescladoOi pessoal !!

Neste post falaremos sobre o ISO que é tão importante quanto a Abertura do Diafragma e  a Velocidade do Obturador mas antes quando ainda não sabia usá-lo era sempre no automático a câmera que dizia o quanto eu usaria e quando e por isso poucas fotos obtiveram o resultado que eu desejava, e acredito que muitos de vocês tem um certo receio de usá-lo também, e para isto temos que entender o que é o ISO.

O ISO sigla de (International Standards Organization) mede a sensibilidade do sensor.
Geralmente aumentamos o ISO quando a cena está escura, quanto mais sensível (com o ISO maior) mais a câmera se esforçará para obter informações da cena é como se ela precisasse de uma força extra para “enxergar melhor”.

Devemos usá-lo quando nos for preciso. E também podemos usá-lo como uma forma de compensação em uma situação em que não temos como abrir o diafragma ou diminuir a velocidade.
Ex: Minha velocidade do obturador está alta fazendo com que a foto fique mais escura e nesta situação devo e posso usar o ISO? A resposta é sim… Pois se você diminuir a velocidade correria o risco de fazer a foto borrar.

iso (1)

Bem com o ISO temos um vilão, conhecido como ruído, que em muitas fotos podem causar uma má impressão, mas que dependendo da intenção do fotografo não irá atrapalha-lo de modo algum

O ruído é grãos, pontinhos brancos na foto e que geralmente é causada pelo ISO. Mas que nem sempre estraga a foto pois…
O ruído só aparece em áreas de sombra, mas se a tua foto estiver bem iluminada será quase imperceptível.iso

Bem.. agora tendo em mente as três pontas do triângulo ( Abertura ,Velocidade e ISO) podemos continuar com a série .. o próximo post será Iluminação – Balanço de branco

Siga o blog nas redes sociais e minha pagina/blog pessoal :

Facebook | Twitter

Flavia Zanvettor| Tumblr

Anúncios

2 comentários sobre “Fotografia nos primeiros passos : ISO

  1. Eu gostei muito do post. Estou começando a tirar fotos “mais elaboradas”. Estou procurando um hobbie e como não tenho tempo de fazer um curso de fotografia, pego dicas pela internet mesmo. Obrigada por compartilhar!

  2. De nada! e que bom que gostou… espero que o post tenha colaborado para o seu desenvolvimento e qualquer duvida pode perguntar aqui, beijos e obrigada por comentar 😀

Deixem um comentário sobre o que achou do post :)