Fotografia nos primeiros passos: Velocidade do obturador

velocidadedoob

 Hoje continuamos com a nossa série “fotografia nos primeiros passos” com o assunto ” Velocidade do obturador”.

O obturador é uma cortina dentro da câmera que protege o sensor e é por ele onde a luz passa e atinge esse sensor da câmera. E a tarefa do fotógrafo é regular a velocidade em que esta cortina ficará aberta para que
entre a quantidade de luz desejada.

obturador

A  velocidade que essa cortina  “abre e fecha” é medida por segundos, representados por (s) indo das frações de segundos até  longas exposições de minutos e horas.
Ex: 1/100s  ( Um segundo dividido por 100) , 5s (Cinco segundos) velocidade Velocidades Baixas : Podem ser essenciais em situações com pouca luz, pois o obturador ficará aberto por mais tempo deixando entrar mais luz. Porém, conforme se estende a exposição, aumenta
o risco da câmera ou do assunto se moverem e a foto sair tremida ou borrada , portanto, se for usar velocidades baixas use um suporte para a câmera. Ex: tripé.

Velocidades altas: Elas congelam o movimento do motivo em alta velocidade, mas precisam de mais luz. Podendo usar: Luz natural, Flash ou um ISO alto.

1830-shutter-speed

E com uma velocidade mais baixa podemos criar fotos como por exemplo,  light painting que em um próximo post, darei dicas de como fazer.

7

Ah pessoal,  antes de ter a minha câmera usei muito este site aqui ele é um simulador de câmera e super recomendo, apesar de ser em inglês da para entender e treinar.

Espero que tenham entendido! Qualquer duvida deixe um comentário.

Siga o blog nas redes sociais e minha pagina/tumblr :

Facebook | Twitter

Flavia Zanvettor| Tumblr

Anúncios

Um comentário sobre “Fotografia nos primeiros passos: Velocidade do obturador

  1. Pingback: Fotografia nos primeiros passos : ISO | Fotografia e Beleza

Deixem um comentário sobre o que achou do post :)