Fotografia nos primeiros passos : Abertura do diafragma

abrtmescladaOi pessoal.. bom antes de mais nada o diafragma está localizado na lente e é formado por várias lâminas que controlam a entrada da luz no momento do click,  portanto quanto mais aberto diafragma mais luz entrará e vice-versa. Estas laminas são muitas vezes comparadas com as pupilas dos nossos olhos por ajustar a luz

5894894  Prestem atenção porque quanto maior é este número exemplo: f/22 , mais fechado diafragma estará. E quanto menor número exemplo: f/ 2.8 mais aberto diafragma estará.Sei que é meio confuso.. pois estamos acostumados a pensar em quanto maiores números representam maiores valores, mas não neste caso.

A abertura do diafragma sempre interfere na profundidade de campo que é a amplitude da região em foco na imagem..Sabem aquela foto em que a modelo/objeto está bem focados e nítidos e o fundo está embaçado e totalmente desfocado? Provavelmente foi usada uma abertura grande como f/2.8 que tira o foco do plano de fundo, mas é uma abertura essencial para situações com pouca luz.

flaviazanvettornikon

E aquela foto onde os dois, a pessoa/objeto e o fundo está focado.. nesta situação foi usado uma abertura pequena como f/32 que entra pouca luz mas se tem uma grande profundidade de campo.

35506      Espero que tenham entendido a importância do diafragma, e que treinem e se aperfeiçoem mais.Tirem todas as suas duvidas, nos comentários  e me mandem as fotos que fizerem.. Beijos e até o próximo post que será sobre velocidade do obturador.

Siga o blog nas redes sociais e minha pagina/tumblr :

Facebook | Twitter

Flavia Zanvettor| Tumblr

Anúncios

Um comentário sobre “Fotografia nos primeiros passos : Abertura do diafragma

  1. Pingback: Fotografia nos primeiros passos : ISO | Fotografia e Beleza

Deixem um comentário sobre o que achou do post :)