Fotografia nos primeiros passos : Exposição

Exposiçaomesclada

 A palavra fotografia tem dois radicais: Foto (luz) e grafia (escrita).  Logo é a escrita através da luz. Ou seja, não existe fotografia sem luz!.

A luz que sensibiliza o sensor da câmera, é ela que cria formas e texturas e é ela que permite que a câmera realmente veja o assunto a ser fotografado. Algumas cenas fotografadas são mais luminosas do que outras, portanto,  precisamos controlar a quantidade de luz que
atingirá o sensor.
Quando a luz entra mais do que o necessário na câmera, a foto fica muito clara, fica superexposta  e da mesma forma quando entra pouca luz , a foto fica escura, fica subexposta .

Veja o exemplo abaixo:

foto_exemplo2Mas como controlar esta luz, e saber se está tudo certo antes de mandar a ver?

   Para isto temos o fotômetro, ele nos mostra por meio de uma régua o
quanto a imagem fica exposta à luz, se trata de um sensor, que mede as condições de luz, da cena para onde você esta apontando.
Por exemplo: Ao apontarmos a câmera para o sol , este sensor rapidamente nos mostra que a foto esta superexposta, pois tem muita luz entrando. E do mesmo modo quando apontamos a câmera para um local escuro, ele nos mostra que a foto esta subexposta.

O fotômetro está presente em câmeras que possuem os controles manuais e no caso, pouquíssimas compactas algumas superzooms e as dSLRS.

FOTOMETRO
Quando os nosso indicador, esse tracinho, estiver no meio significa que você pode clicar e a foto estará com a exposição definida como correta.. mas sempre dependerá
do seu intuito para com a foto..
O indicador para a esquerda significa a subexposição que é quando a foto fica escura e não condiz com a realidade e para a direita superexposição onde a foto fica super clara e se tem uma grande perca de informações.

E para ajustar o fotômetro e definir a quantidade de luz que desejamos que entre através da lente, é preciso alterar as configurações por meio dos três elementos que controlam a luz: A abertura do diafragma a velocidade do obturador e o ISO , podendo ajustar um,  dois ou os três, conforme a necessidade.
Estamos apenas no inicio… mas espero que tenham compreendido.
E pessoal.. pratiquem! está é a minha maior/melhor dica e comentem e tirem todas as suas dúvidas.

Informações adicionais tiradas do livro ” O novo manual de FOTOGRAFIA” Por JOHN HEDGECOE

Siga o blog nas redes sociais e minha pagina/tumblr :

Facebook | Twitter

Flavia Zanvettor| Tumblr

Anúncios

6 comentários sobre “Fotografia nos primeiros passos : Exposição

    • Ah obrigada, amo falar sobre fotografia.
      Mas que legal, boa sorte, qualquer dúvida só comentar aqui que tento esclarecer e mande suas fotos!! Beijoos!

Deixem um comentário sobre o que achou do post :)